DICAS E MANUTENÇÃO
 
 

Importante:
Pedras Naturais são provenientes da natureza, possuem grande durabilidade, resistência e fácil manutenção.
Por serem 100% naturais, possuem variações de cores, manchas e veios, e, portanto, dificilmente uma peça será exatamente igual à outra.
Isto, no entanto, não caracteriza, de maneira alguma, qualidade inferior das peças pela natureza porosa das pedras, todas estão sujeitas a manchas. Produtos como óleos em geral, vinho, ferrugem, corantes fortes, podem danificar sua pedra de forma irreversível.
Impermeabilização
De modo geral, pedras naturais apresentam porosidade e alguma taxa de absorção de água, portanto qualquer tipo de produto aplicado, causará efeito  apenas em sua superfície e não evitará a umidade ascendente (tardoz).
Pedras Decorativas 100% naturais, são permeáveis e podem ser impermeabilizadas com resina à base de poliéster ou silicone para prevenir o  comprometimento de sua resistência e estética.
Dentro deste segmento, existem produtos que alteram ou não a característica visual original da pedra, acrescentando alto brilho ou apenas impermeabilizando.
Lembre-se que a aplicação do impermeabilizante não garante que o material estará livre de manchas abrasivas.
Para a aplicação de quaisquer produtos, procure sempre a orientação de um profissional da área, pois cada tipo de material reage quimicamente de maneira diferente.
______________________________________________________________________
Dicas de Limpeza
As Pedra Naturais  são de fácil limpeza, se a sujeira for fina como, por exemplo, a poeira do dia-a-dia, pode ser removida por um pano  umedecido ou escova.
Assim que um produto é instalado, podem ficar na pedra respingos da massa utilizada em sua fixação. Se isto ocorrer, estes podem ser facilmente removidos  com água diluída em xampu/detergente específico para  pedra natural ou sabão/detergente de ph neutro.
Remover  imediatamente resíduos de obra sobre a Pedra (metais,madeira,óleos,argamassa, tintas...), pois em contato com a água podem oxidar e manchar definitivamente.
Cuidado ao usar produtos químicos de princípio ativo forte, seus restos devem ser completamente  removidos, pois em contato com o sol, podem alterar a cor natural da Pedra.
Jamais use na limpeza de Pedras Naturais, amoníaco, hipocloreto de sódio, soda cáustica, querosene ou ácidos.
Para a aplicação de quaisquer produtos, procure sempre antes a orientação de um profissional da área.
________________________________________________________________________
Manutenção

Alguns desgastes e alterações na aparência são inevitáveis, porém uma correta manutenção ajuda a prolongar a beleza natural da pedra.
As sugestões citadas abaixo não evitam que o material mude sua aparência devido ao tempo e ao uso, mas ajudam a minimizar tais efeitos.

Pedras Naturais são porosas, algumas em maior grau, outras em menor grau, dependendo de sua composição e são indicadas para piso interno, no entanto é preciso ter o cuidado de impermeabilizar o contra piso, no caso de aplicação em andar térreo.
É recomendável utilizar argamassa branca nas cores claras, para evitar o aparecimento de alterações em sua cor natural. Neste caso, evite as Pedras mais porosas (maior absorção de água) que correm o risco de manchar com a umidade, apesar da impermeabilização.

Devido às suas características naturais, toda Pedra Natural sofre desgaste com o uso e está sujeito a alterações em sua aparência decorrentes do uso, contato com o meio, agressão sofrida por agentes externos e manutenção.

________________________________________________________________________
Onde utilizar?

Para revestimentos de pisos e locais de alto tráfego, para locais de uso intenso de água ou para uso residencial, revestimentos de fachadas, piscinas, cascatas, áreas de festa, calçadas, rodapés, muros, para drenagens ou jardins de inverno.

Revestimentos internos de casa ou apartamento e áreas externas em geral, pois não possuem sensibilidade à chuva ácida.

______________________________________________________________________
Colocação :
 -Sempre contratar profissionais especializados e confiáveis, com experiência na área;
 - O profissional deve realizar uma pré-montagem  antes da colocação definitiva, evitando assim o assentamento de pedras com possíveis variações.
- Verificar a variação de espessura, selecionar as peças e compensar a diferença  na massa para se obter um resultado satisfatório.
- Assentar e/ou rejuntar as pedras de cor claras com argamassa / cimento branco;

- Na colocação de pedras em pisos (áreas internas):
- nunca rejuntar o material antes de sete (07) dias, pois caso a pedra tenha absorvido água, esta irá evaporar mais rápido através das juntas de dilatação. Lembre-se que as áreas úmidas / frias (umidade ascendente), deverão receber impermeabilização no contra-piso;

 
Página Inicial
 
contato@rochasbrasil.com.br
(47) 4117-1111
(47) 99673-0006
Rua Dr. Nereu Ramos, 800
Coloninha - Gaspar/SC
Cep: 89110-110
Termo de responsabilidade